segunda-feira, 4 de abril de 2016

Departamental - Tema geral SANTIDADE
S - SANTA


Tema: A Santidade do corpo e das vestes
Texto: I Tessalonicenses 4.7
Convite: Use a criatividade, cole em papel amarelo ou em eva, lembre que estamos usando o S de SANTA, da cor amarela. Todas foram convidadas a participar de amarelo.
Lembrancinha: Usei um porta foto com detalhes amarelos, com versículo falando de santidade.


Ordem da programação:

1. Oração de adoração e gratidão
2. Leitura Bíblica: Êxodo 15.11
3. Cântico ou Hino
4. Leitura Bíblica: I Pedro 1.15
5. Ilustração dinâmica: O Padrão de Retidão e Santidade

Objetivo: Refletir sobre qual parâmetro de retidão e santidade estamos utilizando no nosso dia-a-dia para julgarmos nossas atitudes.

Material: 3 Bolas de tamanhos diferentes, ou outro objeto.(Eu usei copos de tamanhos diferentes) 



Procedimento:

1. Traga as bolas dentro de uma caixa ou uma sacola de modo que os adolescentes não as vejam;

2. Retire uma bola média e pergunte se eles acham que ela é grande ou pequena;

3. Retire em seguida uma bola pequena e pergunte a eles qual o tamanho da bola anterior comparada a essa bola pequena;

4. Pegue finalmente a maior bola e pergunte qual o tamanho das outras bolas comparadas a essa última.

5. Explique aos adolescentes que para decidir se as bolas são pequenas ou grandes é necessário estabelecer um parâmetro (um elemento importante a levar em conta, para avaliar ou compreender as características do objeto).

6. Na nossa vida acontece da mesma maneira, se queremos saber se estamos vivendo em santidade ou não, fazendo o que é certo ou o que é errado devemos usar o parâmetro certo: o padrão de Deus.

“Comparamo-nos a políticos safados, estupradores e assassinos e raciocinamos que parecemos santos em comparação a eles, mas, quando fazemos isso, estamos usando o padrão errado.”

Precisamos usar o padrão de Deus para medir as nossas atitudes, e o padrão de Deus é santo, reto e elevado. É graças à retidão de Deus que desenvolvemos um forte senso do que é justo.

“Porque o SENHOR é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos”. Salmos 11:7

“Justo és, ó SENHOR, e retos são os teus juízos.” Salmos 119:137

“A sua obra tem glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre.” Salmos 111:3

“A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração. Alegrai-vos, ó justos, no SENHOR, e dai louvores à memória da sua santidade.” Salmos 97:11 e 12

"Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus. E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica." Levítico 20:7-8



6. Oração de confissão
7. Cânticos que tenham a ver com o tema

8. Reflexão: A Santidade do corpo e das vestes ( autoria Rev. Hernandes Dias Lopes)



A santidade do corpo e das vestes
A santidade do corpo e das vestes é um tema que está profundamente associado. O corpo não é mau como pensavam os gnósticos nem é um veículo para a consumação dos desejos desenfreados da carne como proclamavam os epicureus hedonistas. O corpo é do Senhor, foi comprado pelo sangue de Cristo e deve glorificar a Deus. Sendo assim, consideremos esses dois aspectos importantes, visando a nossa santificação: 
1. A santidade do Corpo 
Os gregos antigos, dirigidos por sua filosofia dualista, ensinavam equivocadamente que a matéria é má em si mesma e que o corpo não tem valor essencial, visto que é apenas a prisão da alma. Essa distorção desembocou em duas graves aberrações. Se o corpo não é importante, então, devo privá-lo de toda satisfação. Foi assim que surgiu o ascetismo. Pessoas bem intencionadas, procurando a santificação, flagelavam seu próprio corpo com escassez de pão, sonegando a si mesmos, os benefícios abundantes da rica providência divina. Outras pessoas, castigavam o seu próprio corpo com flagelos e outros ainda, rumavam para os conventos e mosteiros, fugindo da sociedade e dos prazeres da vida. A segunda aberração foi a licenciosidade. Se o corpo não tem valor, então, o que fazemos com ele também não tem importância. Assim, muitos se entregaram desenfreadamente à impureza. A visão bíblica acerca do corpo é sublime. O corpo é bom, pois foi criado e formado por Deus. O nosso corpo foi comprado por Deus e agora deve glorificar a Deus. O Senhor tem um duplo direito sobre o nosso corpo, pois ele o criou e o remiu. Agora, o nosso corpo é templo do Espírito Santo. O corpo é para o Senhor e não para a impureza. Devemos usar os membros do nosso corpo como instrumentos de justiça e não como veículos para o pecado. Devemos usar o nosso corpo em santificação e honra, e não como instrumento para defraudar outrem. 

2. A santidade das vestes 
As vestes revelam mais o nosso interior do que cobrem o nosso corpo. Elas falam tanto quanto demonstram. Elas mostram nossos valores mais do que simbolizam nossa cultura. Se o nosso corpo deve ser usado em santificação e honra, então, devemos ser criteriosos na maneira de nos vestirmos. Usar roupas com a intenção de defraudar alguém, ou seja, despertar em outrem um desejo que não possa ser legitimamente satisfeito, é um pecado contra Deus e contra o próximo. Devemos nos vestir com modéstia e com decência. Devemos nos vestir para a glória de Deus e não para despertar olhares cheios de cobiça. Alguém já disse que os homens gostam de olhar e as mulheres gostam de ser olhadas. Já que os homens são atraídos pelo olhar, as mulheres devem ser cautelosas na sua apresentação. Isso não isenta os homens também de serem cuidadosos na sua forma de vestir. Ao mesmo tempo em que não podemos fugir dos padrões da moda, não somos regidos por ela, mas pelos princípios que emanam das Escrituras. 
A santificação sem a qual ninguém verá o Senhor, passa pela maneira como nos vestimos bem como pela maneira como usamos nosso corpo. Sejamos criteriosos! 
Rev. Hernandes Dias Lopes.


9. Dinâmica - A SANTIFICAÇÃO ( Para encerrar a reflexão)


O Espírito santo é o nosso santificador. Através Dele podemos nos tornar mais e mais parecidos com Cristo a cada dia. O processo de santificação continua durante toda a nossa vida, sempre quando buscamos a vontade de Deus e tentamos ser como Cristo.
Objetivo: Pensar sobre a importância da santificação na vida cristã e agradecer a Deus porque o Espírito Santo nos tem separado do pecado para servirmos ao Senhor.
Material: Jarra transparente, 10 copos descartáveis, papel, caneta, fita adesiva, um copo pequeno, também transparente e cheio de café, e uma bacia rasa.
Procedimento: Para ilustrar o processo de santificação, comece a dinâmica apresentando o copo pequeno, transparente, cheio de café. Fale que ele representa o pecado que atuou no coração da pessoa até o momento que em que recebeu Jesus. Derrame o café dentro da jarra vazia e fale sobre o estrago que o pecado faz na vida da pessoa. Continue explicando que, após a salvação, o Espírito Santo começa o processo no homem interior .
Então, apresente uma bandeja com vários copos descartáveis cheios de água cristalina, simbolizando o Espírito Santo. Nos copos, estarão colocados papéis escritos com os nomes de ações que só podem ser realizadas com a participação do Espírito Santo. Exemplos:
Oração, ler a Bíblia, viver em comunhão com os irmãos, obedecer a voz de Deus, perdoar o próximo, amar o próximo, fazer a vontade de Deus, confiar em Deus, falar sempre a verdade, ser cheio do Espírito santo. etc.
Peça que os alunos observem a bandeja e fiquem atentos. Conforme a solicitação do professor, cada aluno deve se levantar e derramar um copo de água cristalina dentro da jarra. quando esta já estiver cheia, coloque-a dentro da bacia para não vazar e continue a dinâmica até a água transbordar e sua cor se tornar clara. Encerre dizendo que só tem uma vida santa aquele cristão cheio do espírito Santo. Nele, as obras da carne e o pecado desaparecem completamente de sua vida.
Fonte: Revista Ensinador Cristão. Ano 6 - nº23 - julago-set/2005. Rio de Janeiro: CPAD.


10. Ore mais uma vez pedindo ao Senhor que nos ajude nessa busca pela santificação e que possamos viver uma vida que o agrade.

Momento de Socialização

Dinâmica

Material: Saco de bala sortidas (as balas mastigáveis geralmente são sortidas).

· Distribua três balas para cada participante sem se preocupar com os sabores;

· Conte uma pequena história:
Estamos em um avião (ou qualquer outro meio de transporte de sua preferência) fazendo uma longa viagem e infelizmente fomos informados que ocorreu um problema no motor da asa direita. Lamentamos informar, também, que o motor da asa esquerda acabou de dar pane. Só poderão ser salvas as pessoas que tiverem três balas do mesmo sabor na mão;
· Neste momento espere para ver a reação do grupo.
· Em geral as pessoas começam a correr e trocar suas balas. Às vezes, ocorre de algumas pessoas simplesmente não trocarem e sim arrancarem das mãos dos outros as balas que necessitam sem ao menos pedir licença.
· Observe a forma como o grupo vai se comportar e conclua a dinâmica pontuando o ocorrido.
· A) Quem não pensou em ninguém, somente em si mesmo.
· B) Quem demorou a tomar uma decisão. Não soube o que fazer a principio, ficou esperando a reação dos outros.
· C) Quem procurou o que precisava, porém, também ajudou os outros.
· Cante um hino que fale sobre união, amor algo assim. (Recebi um novo coração do Pai...)


Encerramento.



Federação de Campo Formoso - SAF Lírio dos Vales - Dep. Sara




Nenhum comentário:

Postar um comentário