sábado, 7 de janeiro de 2017

Departamentos da SAF - Orientações

Igreja Presbiteriana do Brasil
SAF – Sociedade Auxiliadora Feminina

CONFEDERAÇÃO SINODAL DE SAFs NOROESTE DA BAHIA
Material utilizado para treinamentos

DEPARTAMENTOS:

Orientações do GTSI sobre os Departamentos:
Art. 34 – A SAF poderá se dividir em Departamentos e o número de sócias deve ficar a critério da diretoria.
Art. 35 – As finalidades dos Departamentos são as seguintes:
a) contribuir para maior desenvolvimento espiritual e social das sócias;
b) realizar estudos indispensáveis ao desenvolvimento da vida integral das sócias;
c) preparar as sócias para atuar no Trabalho Feminino da IPB;
d) aumentar o interesse e o entusiasmo das sócias pelo trabalho na obra do Senhor;
e) estreitar as relações de amizade entre as sócias.

Art. 36 – Funcionamento dos Departamentos:
a) os Departamentos funcionarão sob a direção da Coordenadora, que incentivará as sócias, ajudando-as a desenvolver seus dons e talentos;
b) cada Departamento reunir-se-á no mínimo uma vez por mês;
c) as reuniões deverão realizar-se preferencialmente na casa das sócias ou não sócias, obedecendo a um sistema de rodízio e visando também a evangelização;
d) as reuniões deverão ser informais e dinâmicas, zelando sempre pela participação efetiva de todas as sócias presentes.
Parágrafo único – As reuniões departamentais constarão de parte devocional, expediente

Destacamos para este quadriênio a Evangelização como prioridades nas atividades realizadas pelas SAFs, assim também os departamentos estejam bastante envolvidos na proclamação das boas novas.


ASPECTOS IMPORTANTES PARA UM BOM TRABALHO
Oração – coloque o seu departamento e você diariamente diante do Senhor
Programação – programe reuniões bem animadas, criativas e edificantes
Boa Vontade – com alegria e prazer faça seu trabalho; É oportunidade  para cesscer
Desprendimento – Faça seu trabalho com amor, dê o seu melhor
Compreensão – Interaja auxiliando, aceite suas limitações
– Tudo é possível quando  a nossa fé está firmada no Senhor.

USE BASTANTE:
Criatividade. A capacidade de criar e perceber coisas novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas e reinventar métodos, produtos, formas de trabalhar. (Transcrito)


QUALIDADES DE UMA COORDENADORA DE DEPARTAMENTO:
SABEDORIA – Ser capaz de dirigir sem arrogância, acatar sugestões, saber ouvir;
HABILIDADE – Contornar dificuldades conciliar interesses sem prejudicar;
GRAÇA – Atitude modesta, ser meiga, respeitosa e firme, linguagem simples;
PACIENCIA – Não   irritar-se, não revelar nervosismo, as vezes lidamos com pessoas diferentes, difíceis, sejamos pacientes;
IMPARCIALIDADE – Não ter preferências, manter-se acima e fora de toda discussão , manter a ordem;
OTIMISMO – Ter sempre o espírito de vitoria, contagiar e animar a todas com o vai dar certo, vai funcionar;
INFORMAÇÃO – Conhecer o trabalho, organização, programação, plano de ação, possibilidades e atribuições;
COORDENAÇÃO – A visão geral, orientar proveitosamente, todas as atividades, distribuir tarefas e trabalhar em parceria.

UMA BOA COORDENADORA DE DEPARTAMENTO DEVE:
Conhecer o GTSI , e está sempre atualizada dos projetos e atividades das SAF
Ser assinante e utilizar a SAF em Revista nas suas programações de atividades
Programar suas reuniões com antecedência, ser pontual e também prezar pela pontualidade de iniciar e terminar uma reunião
Evitar conversas paralelas, dando bom testemunho, procurar assuntos que edificam e façam sentir a presença do Espírito Santo.
Incentivar as sócias quanto à participação nas reuniões e demais atividades, mantendo-as motivadas e com disposição.
Conhecer os dons e talentos de cada sócia e saber como usá-los no tempo certo.

ATENÇÃO: DICAS PARA A COORDENADORA
Seja amiga, sorridente, mostre amor e simpatia com as sócias, ser ética,  sendo compreensiva e ajudando –as em oração;
Colabore com a presidente e nunca vá para a reunião despreparada, pois a insegurança será percebida por todas;
Sempre comece na hora marcada, mesmo que tenha poucas sócias;
As sócias faltosas devem ser procuradas. Visite-a, telefone, mande um recado, uma mensagem;
Delegue tarefas para as sócias fazendo do seu departamento um grupo alegre, participativo e descontraído;
Realize reuniões criativas, utilizando temáticas de acordo com as comemorações e datas especiais, ex: mês de maio – desenvolver estudo sobre mães da Bíblia, etc;
Ore por suas sócias e incentive a serem mulheres de oração, participar das reuniões de oração, dos cultos e promover reuniões e ou campanhas de oração.
Utilize o Kit S da Mulher Presbiteriana, como um projeto dinamizados para implementar os temas abordados nas reuniões;
Sempre que necessário faça um elogio para as sócias reconhecendo os esforços investidos para a realização das tarefas desenvolvidas;
Estimular as sócias na utilização de uma agenda para todas as anotações necessárias;

SUGESTÕES DE TAREFAS PARA A DEPARTAMENTAL
Levar duas visitas não crente para a próxima reunião
Levar uma receita culinária na próxima reunião
Cantar uma musica especial ou convidar alguém
Trazer uma lembrancinha e distribuir com todas
Levar flores para a dona da casa, ou outro mimo
Fazer saudação aos visitantes
Levar um cartão para quem for fazer o estudo
Preparar e apresentar o momento SAF em Revista.
PREPARANDO A REUNIÃO
Ao menos uma semana antes da reunião, a relatora distribuirá entre as sócias os convites, onde estará especificado o dia, a hora, o endereço e o telefone da casa da sócia hospedeira. A esta entregará convites a mais, para serem distribuídos entre suas vizinhas e amigas.

PROGRAMA DO DEPARTAMENTO (a duração total de uma reunião departamental não deve ultrapassar 90 minutos)

1ª Parte - DEVOCIONAL
  • (bem animada, porém sem alongar demais; as sócias devem participar, não somente ouvir; se possível, levar o programa impresso para ser distribuído entre os presentes)
  • louvor - hinos e cânticos (podem ser organizadas pastas com músicas preferidas pelas sócias);
  • orações – além dos motivos especiais das sócias e visitas, lembrar dos assuntos do mês, e o momento Ana.  
  • leituras bíblicas;
  • Estudos / Mensagem – utilizar de preferência os estudos publicados na SAF em Revista, no caderno especial, principalmente os da Secretária de Espiritualidade. Priorizar uma estratégia dinâmica de realizar o estudo.
2ª Parte – PARTE PRÁTICA
  • chamada das sócias e contagem dos visitantes;
  • entrega dos envelopes individuais (a sócia preenche e devolve à relatora)
  • fazer os anúncios necessários, não esquecendo de lembrar as resoluções da plenária;
  • concurso bíblico entre as sócias (sobre um livro da Bíblia, que foi escolhido na reunião anterior)
  • distribuir tarefas para a próxima reunião (cada sócia deve ficar responsável ao menos por um dos itens da reunião – escreva as tarefas em cartões bonitos e confeccionados especialmente para este fim);
  • escolher a casa que hospedará a reunião no mês seguinte (pode ser por sorteio, ou usar a ordem alfabética do nome das sócias).
               3ª Parte - SOCIAL
  • saudar os visitantes (pode ser com uma poesia ou sortear uma lembrancinha; não esquecer de entregar a cada visitante um folheto com os horários e trabalhos da Igreja);
  • homenagear as aniversariantes do mês (a sócia encarregada desta tarefa confecciona ela mesma um mimo para cada uma aniversariante);
  • agradecer à hospedeira (oferecendo-lhe, por exemplo, um vaso de flores);
  • realizar com todos os presentes uma ou duas brincadeiras (ver sugestões no final);
  • terminar com um lanche rápido e simples, enquanto todas se confraternizam.


Referencias:
SAF em Revista
Estudos diversos
Coletânea de outras apostilas



ESTRATÉGIA PARA O TREINAMENTO:
Pode ser apresentado de forma dinâmica, solicitar ao grupo que prepare e apresente uma reunião departamental. (disponibilizar material necessário) 
Se o grupo for maior pode dividir por partes.        

                       

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