domingo, 30 de agosto de 2015

Aniversário da SAF - Conquista - João Dourado

Um ano mais de Vida... 
A SAF de Conquista - Federação de João Dourado - comemora 72 anos de organizada - 30 de Agosto de 2015.



Fiquei sabendo que desde 1934 que as mulheres já serviam ao Senhor ali através de um departamento chamado: Esforço Cristão - 



Num momento especial de Adoração e Gratidão, tivemos o privilegio de fazer uma reflexão  sobre o Sub Tema - Quem Anuncia as Boas Novas promove a paz e preserva a unidade.

 

Foi feita uma homenagem as Vice presidentes num momento significativo de gratidão. 





sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Estudo Bíblico para o Sub Tema - Quem anuncia as Boas Novas promove a paz e preserva a unidade

Confederação Sinodal de SAFs Noroeste da Bahia 

Sub-Tema: Quem anuncia as boas-novas promove a paz e preserva a unidade
Kit S – Santa  - A mulher Santa preservando a Unidade Cristã
 
Estudo para uma Reunião departamental


Unidade na Cruz de Cristo - Efésios 2:14-16 e Efésios 4. 2 e 3.

Efésios 2:14-16 – “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade”.

O judaísmo não permitia a adoração de judeus e gentios juntos no templo. Eles se reuniam separadamente, recintos separados pelas paredes. A cruz é a base da união entre os homens e, entre o homem e Deus.

Quando Jesus se preparou para sua própria morte, uma das primeiras coisas em sua mente foi a unidade dos seus discípulos: "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste" (João 17:20-21).
Deus quer que seus seguidores sejam unidos e vivam em unidade.
“Como servas de Deus em comunhão com o Espírito Santo, deveremos trabalhar humildemente para manter a unidade:
Unidade é Ação coletiva, que tende a um único objetivo; coesão; integração; união. Na unidade não significa que todos se tornam iguais, que as diferenças desapareçam, mas significa que cada um abre mão do seu “pensamento próprio” para caminhar junto numa mesma visão, num mesmo propósito

O pecado nos separa de Deus e uns dos outros; porém, o sangue da cruz reconcilia e traz unidade. Isaías 59:2 –“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. 
A CRUZ É RECONCILIADORA! -
Graças a Deus, pela cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pois o sangue derramado nela é poderoso para nos reconciliar com Deus. Colossenses 1:20-22 – “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis”. 
A cruz é a base da união entre os homens e, entre o homem e Deus.
Cristo nos faz uma nova criatura. Mulheres que buscam a santidade, vivendo a unidade da cruz.
De fato, a cruz acaba com a desunião, destrói a inimizade e efetua a paz e a união. Se fomos unidas com Jesus na cruz, então somos unidas com Ele pela vida eterna. Romanos 6:5 – “Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição”. Sim, foi na cruz que Deus planejou nos unir para sempre com Cristo e uns com os outros. Ele disse: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo” (João 12:32).
A CRUZ É O LUGAR DE UNIDADE.
A nova criatura é unida à Cristo e, em Cristo, é unida com outras novas criaturas. Estes crentes nascidos de novo são a igreja de Cristo. Eles são ajustados e consolidados como a igreja do Senhor.

A Unidade gera força-
Porque Deus habita no meio da unidade (Leia Mateus 18:19-20).
Porque um ajuda ao outro (Leia Eclesiastes 4:9-12).
Porque o ambiente gerado pela unidade estimula e encoraja a todos (Leia I Coríntios 1:10). Um ambiente onde todos falam a mesma língua, têm a mesma visão e lutam para conquistar alvos gera credibilidade e confiança para as pessoas que chegam nesse ambiente. Já um ambiente em que as pessoas criticam umas as outras e falam línguas diferentes, criticam seus líderes e uns aos outros, gera desconfiança em quem chega.

A Unidade Cristã Depende da Nossa Vida Cristã (Da Cruz de Cristo) (Ef 4. 2 e3)
               Paulo é muito claro ao escrever que a vida digna é caracterizada por estas virtudes: humildade, mansidão, longanimidade, tolerância mútua e amor.
O apostolo nos convoca a viver de modo digno, assim desfrutaremos da Unidade.  

Mulheres Santas devem viver as virtudes recomendadas:

Humildade: O significado da humildade na Bíblia é um de amar os outros. “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vós mesmos” – Filipenses 2:3.  Humildade piedosa é estar confortável com quem você é no Senhor e, portanto, colocar os outros em primeiro lugar. Jesus nos deu um bom exemplo de humildade em acção. Embora Ele era humilde, Ele também era forte. Que sou manso e humilde de coração” – Mateus 11:29
 Não pensar de si mesmo além do que é (Romanos 12:3)  Veja bem, você pode pensar de você, falar de você, mas não além do que você realmente é.
Considerar os outros (Filipenses 2:3) -                      
Disposição para servir (Marcos 10:43-45)

Mansidão:  definiu como “o meio termo entre ser irado demais nunca ficar irado de modo algum”. Ao contrário do que se pensa mansidão não é sinônimo de fraqueza, mas é a “suavidade dos fortes”. É a qualidade de uma personalidade forte que é, mesmo assim, senhora de si mesma e serva de outras pessoas. A mansidão forma um par ideal com a humildade, porque “o homem manso pensa bem pouco nas suas reivindicações pessoais, assim como o homem humilde pensa bem pouco nos seus méritos pessoais” (R.W. Dale). Jesus Cristo foi esse homem (Mateus 11:29).

Longanimidade: Quando a Bíblia diz que Deus é longânimo, significa que Ele é “grande de rosto”, “lento para a ira”. A longanimidade é a capacidade aguentar, com paciência, pessoas provocantes, tal como em Cristo Deus foi longânimo conosco ( Romanos 2:4; I Timóteo 1:16).

Tolerância Mútua: Suportar uns aos outros fala daquela mútua tolerância sem a qual nenhum grupo de seres humanos consegue conviver em paz. O autor dos Hebreus nos informa que Jesus suportou a cruz e a oposição dos pecadores contra Si mesmo (Hebreus 12:2-3)

Amor: “Deus é amor”.  “Deus amou ao mundo de tal maneira” fala da ação de Deus. Mas o amor de Deus para conosco tem uma expressão. Que é essa expressão do Seu amor? Romanos 5:8 diz: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. O amor de Deus tem uma expressão. Se amo uma pessoa e simplesmente lhe digo que a amo, esse amor ainda não está completo. A menos que o amor seja expresso, ele não é completo. Não existe amor no mundo que não tenha uma expressão. Se há amor, ele deve ser expresso. Se um amor não é expresso, não pode ser considerado como amor. O amor é muitíssimo prático. Ele não é vão e tampouco um simples assunto verbal. O amor é expresso por meio de ações.

Promovendo a PAZ 
Paz: Preservando “a unidade do Espírito no vínculo da paz” (v.3). “Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá” (Efésios 4:3). A palavra PAZ: origina-se do latim e o seu significado é: Ausência de lutas, violências ou perturbações sociais; tranquilidade pública; concórdia, harmonia; ausência de conflitos entre pessoas; bom entendimento; reconciliação; tranquilidade de alma; sossego; pacificação.  Ser de boa índole. Não são as circunstancia ao nosso redor que nos proporcionam a paz, mas é o estado de comunhão com Deus que nos permite desfrutar dela, e nada, além disso.
               Paulo coloca sobre os nossos ombros essa responsabilidade.
“Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12:18).
                Como praticar o convite de Paulo: “andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados” (Efésios 4:1)?
               Das seis virtudes que são a base da unidade cristã, qual é a mais difícil de ser praticada? Por quê?
Mulher que busca a Santidade,vamos viver em unidade promovendo a Paz.   

Dinâmica: O “purê” e a unidade 
Material – Batatas num Saco ; uma faca; uma panela; Um purê pronto
Na figura das batatas pense no significado de cada uma dessas etapas, até que se transforme  num “purê”. 
• Primeiro  -  as batatas colhidas são colocadas num mesmo saco, para ficarem juntas, unidas .... apresentar as batatas, diferentes no tamanho, no formato, etc  Questionar isso é unidade? Assim consigo o purê?
• Segundo -  precisam ser “descascadas”. O que isso poderia significar? Seria uma “exposição do próprio interior, ou da alma”. Constitui-se em deixar toda presunção ou orgulho e se “esvaziar” de si mesmo (Ef 4.20-24; v.22). É necessário que toda “casca”, que nos separa uns dos outros, seja tirada (Mt 5.23-24). Às vezes temos conceitos errados a respeito uns dos outros (Fp 4.2). Olhamos para alguém e achamos que aquela pessoa não gosta de nós, ou que não gostamos dela, sem que haja uma razão. Temos nossas “cascas” de proteção e não queremos nos envolver com os outros ao nosso redor. Mas o Espírito Santo usa a Palavra e, por vezes, instrumentos cortantes para nos tirar as barreiras que nos impedem de ser “um” com Cristo e com os irmãos. Pense um pouco e veja se há barreiras entre você e algum irmão; se há algum “pré-conceito” que precisa ser removido de sua vida agora (Rm 12.9-10).
• Terceiro - O fogo irá cozinhar todas as batatas descascadas, tornando-as “macias”. Tanto o fogo do Espírito de Deus (que purifica o nosso interior – Zc 13.9), quanto o fogo das provações da vida (que nos fazem chegar mais perto de Deus – Sl 119.67) nos aquecem e nos unem uns aos outros. Percebemos como somos frágeis quando a enfermidade bate à nossa porta: quando a nossa própria saúde ou a de um ente querido se perde… E, quando “macios” pelo fogo, então vem o instrumento que amassa
• Quarto – Já macias para que possam ser “amassadas” e homogeneizadas, tornando-se “apenas uma massa”, fazendo o “purê”. Demonstrando assim a verdadeira unidade.  Você pode agora separa as batatas? Identificar cada uma? Quem é a maior?  Deus tem instrumentos especiais para nos unir, (descascar, cortar, cozinhar (fogo), amassar e misturar)
 (Adaptada de um texto)

Você já pensou que a vontade de Deus é que vivamos em unidade no corpo de Cristo e promovendo a Paz?  

Referencias:
Bíblia Sagrada
Estudos pesquisados na Internet 

I Reunião Executiva - Biênio 2015/2017


TEMA DO QUADRIÊNIO 2014 - 2018“Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas” – Is 52.7 

Boas Vindas  
Iniciando novo biênio -  Repensando sonhos, projetos, metas...de maneira equilibrada e consciente...

O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.
Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos. Prov.16:1e 3

Amadas companheiras,
Para nossa alegria, estamos mais uma vez, iniciando o biênio 2015/2017. Nós somos como barro nas mãos do Senhor o nosso  Oleiro , Ele pode fazer de nós o que quiser , e  Ele  quer fazer de nós  vasos valorosos , dignos de representarmos o poder Daquele que nos criou. Deixemos o Senhor trabalhar em nossa vida  a cada dia, para nos tornarmos Um vaso Novo nesta CONFEDERAÇÃO SINODAL DE SAFs NOROESTE DA BAHIA, onde o Senhor nos escolheu para servir.
  Noaci Madalena Cunha Loula
SINODAL DE SAFs NOROESTE DA BAHIA
Bienio-2015/2017
Saudamos a todas as companheiras e apresentamos as Secretaria de Atividades

Espiritualidade  - Gildeci Rosa Vasconcelos Fernandes
Evangelização e Missões – Márcia Sarmento da Silva
Ação Social – Kátia Oliveira Alexandre
Cultura  - Jerusa Cerqueira Silva Lima
Estatística – Veraneuza Mascarenhas Ferreira
Causas da IPB e Causas Locais – Débora Rodrigues da Silva Leite
Comunicação e Marketing – Márcia Passos
Música – Katia Valeska Monteiro

Terceira Idade - Ivete Moreira Vasconcelos 

 PROGRAMAÇÃO - 23/08/2015
09:00 h  – Acolhimento – Sejam todos Bem -Vindos
09:30 h – Abertura:  Devocional  - Sec de Espiritualidade  
10:00 h –  Meditação – Cinco passos para entrar na casa do Oleiro
                 Dinâmica – Momento de Apresentação – Um Vaso Novo
                 Dramatização – O Vaso que Deus procura
11:00h – Atribuições da Sinodal
                A liderança na visão de Josué
                Planejamento Participativo -
Secretarias de Atividades:  Pequenos investimentos: Grandes Resultados


Secretarias de Atividades
Projetos Prioritários - Apresentação de Plano de Ação


Projetos Prioritários para a diretoria:
Programa de Monitoramento pelas Secretarias de Atividades
Utilização dos Instrumentos norteadores do TF. Guia de Trabalho das Sociedades Internas – GTSI; Apostila da CNSAFs – Secretarias; Utilizar toda a disponibilidade SAF em Revista para direcionar, de forma criativa a participação das Sócias e SAFs nos trabalhos sugeridos.   

Viagem Missionária –  Ação Evangelística e Social
Implementar o Projeto – SAF: Plante essa Idéia.
Continuar dinamizando as programações com o Kit S da Mulher Presbiteriana
 Salva, Santa, Sábia, Serva, Sócia 
Trein IN SAF - Treinamento Interno da SAF
Algumas fotos da Reunião 











Resumo - Tema 
Apresentação da Meditação feita sobre o tema da reunião: 
Um Vaso Novo  














segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Aniversário da SAF - Lirio dos Vales - Senhor do Bonfim / Bahia

SAF - Igreja Presbiteriana Lirio dos Vales - 
Senhor do Bonfim / Bahia - 22 de agosto de 2015
Federação de SAFs do Presbitério de Campo Formoso
85 anos contando as Bençãos recebidas do  Senhor 

A Sinodal de SAF Noroeste da Bahia, Parabeniza essa mulheres valorosas que fazem parte desta SAF, e dão continuidade a  essa história que começou há 85 anos.














II Encontro Cultural - Federação SAFs de Irecê

Federação de SAFs do Presbitério de Irecê
II Encontro Cultural
Dons e Talentos da SAF
22 de Agosto de 2015 – Central / Bahia
Tema: “O papel da Mulher Cristã na Formação de uma sociedade equilibrada”.
Presidente: Ana Paula Dias M Dourado










Sinodal Noroeste da Bahia - Kit S da Mulher Presbiteriana 

Participação das SAFs