quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Estudo - As Chaves do Lar Cristão no Kit S da Mulher Presbiteriana

CONFEDERAÇÃO SINODAL  DE SAFs NOROESTE DA BAHIA
Estudo adaptado e apresentado na Federação de João Dourado pela Missionária Ivete Vasconcelos.
Maio /2014

AS CHAVES DO LAR CRISTÃO
NO KIT S DA MULHER PRESBITERIANA

"Dar-te-ei as cha­ves do reino dos céus" (Mt 16.19a).


INTRODUÇÃO

A chave e um é elemento muito importante numa casa. Jesus usou a figura das chaves para ilustrar a entrada no reino dos céus.Quando saímos, temos a preocupação de fechar todas as portas com chave e assim proteger nossa casa de possíveis visitantes indesejáveis. As chaves não podem ficar enferrujadas nem de­formadas, mas devem ser conservadas para evitar, surpresas de não funcionarem na hora precisa.
Também o nosso lar precisa ser resguardado de inimigos com chaves fortes e resistentes.
A Bíblia nos apresenta muitas famílias que podem ser exemplos de lares cristãos cujos membros seguiram a orientação de Deus, observando a lição de cada chave que protegia sua família.Vejamos algumas destas chaves:



SALVA - A chave do amor -VERMELHA


"Amados, amemo-nos uns aos outros porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus" (1 Jo 4.7). ''Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade" (1Jo 3.18).
Se o amor é indispensável para unir um povo, quanta mais para a união da família. Ele é o fundamento do lar.
É por amor que duas criatu­ras se unem no nobre propósito de constituírem uma família. Aprender a falar com mais amor. Uma comunicação harmoniosa depende da capacidade de falar a coisa certa, na hora certa, da maneira certa, com a pessoa certa, com a motivação certa. Às vezes nós pecamos não a respeito do que falamos, mas como falamos. A maneira de dizer é tão importante quanto o que se diz. Tiago diz que devemos ser tardios no falar (Tg 1.19), Se não tomarmos cuidado, poderemos ferir com a nossa língua a pessoa que maisamamos. Lembremos sempre que o amor é a base de tudo "acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição" Cl 3:14.

SANTA - A Chave da Devoção- AMARELA


“De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Rm 14.12),“Porque cada qual levará a sua própria carga” (Gl 6.5).
Numa família crista é necessário que cada membro tenha a sua devoção pessoal.
A conversão é individual, a responsabilidade das nossas ações diante de Deus é individual, o testemunho diante do mundo é individual.Devoção quer dizer vida religiosa, espiritual, dedicada a Deus. A vida devocional da família vai depender do relacionamento do casal com Deus. E esta também é a base para o ensino devocional aos filhos. E daí surge o cultivo de uma vida devocional familiar. A igreja não é responsável pela educação dos filhos e sim os pais é que têm esta responsabilidade dada por Deus. O capítulo seis é claro em nos ensinar que Deus quer nossa devoção exclusiva. Por esta razão “Moisés exorta à obediência(1-3), enuncia o grande mandamento(4,5), apresenta os meios pelos quais as obrigações do pacto devem ser lembradas(6-9), adverte a Israel contra os vários perigos(10-19) e diz aos pais como devem instruir a seus filhos(20-25)”. Quero, pois destacar para este nosso estudo o aspecto da responsabilidade familiar


SÁBIA - A CHAVE DA SABEDORIA - AZUL


A Bíblia me diz que "toda mulher sábia edifica a sua casa", então, sou eu que tenho que, com sabedoria, edificar a minha casa, transformando-a em um"lar doce lar" e em um lugar onde "é impossível não pensar em Deus".Quando estamos em comunhão com o Senhor, lemos a Sua Palavra e lá aprendemos que...
* "A sabedoria já edificou a sua casa" (Provérbios 9:1).
* "Toda mulher sábia edifica a sua casa (Provérbios 14:1).
Há uma frase da nossa irmã e escritora Elizabeth George que é muito importante para nós. Ela diz: "A mulher sábia é atenta à tarefa que recebeu de Deus e sabe que construir um lar é um esforço para toda a vida."A mulher cristã tem vários papéis a desempenhar na sociedade, na igreja e principalmente no lar, onde ela tem um ministério específico. Ela pode edificar, e construir, aliás, foi para isto que o Senhor a criou. Contudo, se não for sábia, pode vir a destruí-lo, com suas próprias mãos.
Sabedoria da mulher cristã, capacidade para não permitir que suas asas pendam, mesmo exauridas, e deixem de alçar vôo para cumprir a vocação para a qual Deus a fez mulher.

SERVA - CHAVE DO SERVIÇO ROSA

Servi ao Senhor com alegria e apresentai a ele com Cânticos Salmos 100. 2 .A chave do serviço é a chave que nos leva a participar como familia nas atividades da Igreja esta chave abre as portas de oportunidade de servir a este grande Deus.grande é nosso privilégio como,mães,esposas e auxiliadoras,orientar a nossa família a servir ao Senhor com nossos dons e talentos em Hebreus 12.38 nos diz:..retenhamos a graça pela qual servimos a deus de modo agradavel,com reverencia e santo temos  Irmãos é privilégio sermos participantes da obra de Deus aqui na terra, Ele mesmo nos dar aptidões,dons e talentos para ser usado na sua causa,quando nos integramos ao trabalho da igreja local,temos oportunidade de usá-los servindo ao senhor,quantas bênçãos recebemos atraves do serviço cristão? O serviço cristão é uma oração na vida do crente e ,em especial ,na vida da família . DEUS QUER TRAZER CRESCIMENTO ÀS NOSSAS VIDASEm Is. 54:2...” amplia o espaço de tua tenda.’” Deus quer ampliar a capacidade de cada um de nós, a capacidade de liderar a Sua Casa, a fim de receber mais do Senhor.Em Is. 60:5 diz que o coração da pessoa pode ser dilatado a fim de que seu depósito espiritual também aumente.Deus tem interesse em expandir o nosso ministério para darmos frutos. Vamos servir ao senhor e dizer eu,,,e a minha casa serviremos as senhor.

SÓCIA - A Chave do Perdão – VERDE   

"Então Pedro, aproximando-­se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?”
“Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete” (Mt. 18.21-22)
O perdão é característica do cristianismo. Cristo perdoou seus algozes exclamando na cruz: ''Pai, perdoa­-lhes porque não sabem o que fazem"(Lc 23.34).
A chave do perdão é indispensável na família cristã. Com ela abre-se a porta da comunicação, da compreensão, da amizade, da paz.
A incapacidade de perdoar tem destruído muitas famílias.
Aprender a perdoar com mais compaixão. Mt 6:12; Lc 6:37. Não há família perfeita nem relacionamentos perfeitos. Todo relacionamento familiar precisa de renúncia e investimento. Toda família precisa exercer o perdão. Sem perdão não há relacionamentos saudáveis. Todos nós decepcionamos as pessoas e elas nos decepcionam. As pessoas têm a capacidade de nos ferir. Nós sofremos mais por causa de relacionamentos do que por causa de outros problemas. Pessoas roubam mais nossa alegria do que circunstâncias. Por esta razão, precisamos aprender a perdoar assim como Deus em Cristo nos perdoou. O perdão deve ser imediato, completo e incondicional. Pelo perdão somos libertos e curados. Através do perdão temos a oportunidade de recomeçar e reconstruir uma relação quebrada. O perdão nos ajuda a fechar feridas, a tapar brechas e a construir novos sonhos - Ef 4:26. Como a graxa nas engrenagens de uma máquina, ou como o óleo no motor do carro, o perdão faz com que a comunicação continue funcionando bem.



CONCLUINDO



Observemos a lição das chaves e descubramos outras que abrirão muitas portas no nosso relacionamento familiar. A família sempre tem ocupado um lugar central nos planos de Deus para esta terra. É pela família que Deus faz a Sua obra de salvação, em primeiro lugar, usando a família de Abraão para trazer o Salvador a este mundo e abençoar todas as famílias da terra (Gn 12:3; 18:18,19) e, nesta dispensação da graça, para formar a Sua igreja. É notável em Atos como as primeiras igrejas começaram pela conversão de famílias inteiras. É um fato básico, mas importantíssimo, que a condição espiritual duma igreja local depende da condição espiritual das famílias que formam aquela igreja. Uma igreja é simplesmente uma família de famílias e qualquer problema de família já é um problema da igreja local.

Que possamos usar estas e outras chaves para abrir portas de grandes desafios que enfrentamos em nossos lares.



2 comentários:

  1. Muito bom! Irmã Ivete sempre um canal de bênçãos!

    ResponderExcluir
  2. Vi recentemente um mino lindo de tipo um chaveiro feito com uma chave de EVA. E Esse foi utilizado pela SAF de Jacobina com mimo desta reunião realizada. Muito edificante.

    ResponderExcluir