terça-feira, 16 de maio de 2017

Estudo Bíblico - A Casa construída por Deus


“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”
Salmos 127.1
-Introdução: Precisamos entender melhor como Deus vê a nossa casa e como podemos edificá-la na presença de Deus.
Vamos usar a figura da casa com referências Bíblicas para mostrar como deve ser a nossa casa de acordo com a vontade de Deus.
A CASA CONSTRUÍDA POR DEUS
Adaptado a dinâmica do Kit S

1-  SALVA - A BASE= Cristo a Rocha: Efésios 2.20-22“edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular
A base sobre a qual devemos edificar a casa para que seja forte é a Rocha que é Cristo (Mateus 7.24-27).

3- SANTA -  O TETO=Presença do Senhor: Salmos 91.1 “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente
A presença do Senhor deve ser a cobertura da família e um contato aberto com a glória de Deus.

2- SÁBIA -   As PAREDES= Proteção: Neemias 4.14b“lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa
As paredes da casa são a proteção do lar e isso é tarefa de cada um na família. No tempo de Neemias edificaram um muro ao redor da cidade com as casas cercando a cidade e cada família edificou o muro perto da sua casa.
 
4- SERVA -  PORTAS = Promessas Divinas: João10:9 Jesus declara: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens".
Baseado no que Jesus disse, Ele é a porta. Note que esta porta está aberta (nela se entra e sai). Jesus é aquele que realiza as promessas divinas e as expectativas de um povo cuja história está toda assinalada pela aliança com o seu Deus, uma aliança jamais revogada. Promessas especiais para a família.  

5- SÓCIA - LUZ=Bíblia: Salmos 119.105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos
A Bíblia deve ser lugar de destaque para a casa e para a família não como ornamento, mas como Palavra de Deus.

 DEUS QUER CONSTRUIR A NOSSA CASA
A casa vista por Deus é assim, não importa se é grande ou pequena. O que  faz a diferença é se for um lugar firme na Rocha, com proteção, a presença do Senhor e onde flui o rio do Espírito e a luz da Palavra de Deus.
Deixe Deus edificar a sua casa.


“Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma” Provérbios 24.3

Um comentário:

  1. Querida Noaci, gostaria de parabenizar as irmãs pelos estudos e sugestões para o trabalho feminino. Somos da Federação de São Vicente no estado de São Paulo e gostaria de usar algum dos artigos e recomenda-los às nossas SAFs até como incentivo para desenvolverem trabalho semelhante. Podemos?
    E também gostaria de saber quando ao KIT S da Mulher Presbiteriana se foram vocês que criaram?
    Obrigado, Cláudia, secretária de espiritualidade da Federação de São Vicente.

    ResponderExcluir