segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Encontro de Departamentos da Terceira Idade - Federação de SAFs de João Dourado

FEDERAÇÃO DE SAFs PRESBITERIO DE JOÃO DOURADO

Realizou no dia 30 de outubro de 2016 um 
ENCONTRO DE DEPARTAMENTOS DA TERCEIRA IDADE
Na IGREJA Presbiteriana Pioneira de Gameleira 

“... na velhice ainda darão frutos.” (Salmos 92.14).
 Culto de Ações de Graças pela pessoa Idosa
 Pés Formosos em Gratidão e Adoração”



Com a organização e participação da Presidente da Federação
as Secretarias da Terceira Idade da Federação e da Sinodal Noroeste

PROGRAMAÇÃO
ü Leitura Bíblica - Salmos 92.12-15
ü Hino 144-Segurança e Alegria
ü Litania
ü Momento Ana
ü Reflexão: Noaci Madalena Loula
Presidente da Sinodal Noroeste da Bahia
ü Agradecimentos
         Confraternização

Litania

DIRIGENTE: Ao longo da Bíblia, podemos constatar o quanto esta estimula o respeito para com os idosos com referências que destacam a sua presença, o modo como devem ser tratados, a possibilidade de uma vida longeva e feliz, e o envolvimento de pessoas idosas em fatos importantes.

BETEL - Uma das leis dadas a Moisés diz: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.” (Levítico 19.32)

GAMELEIRA - Paulo instruiu a Timóteo: “Não repreendas ao homem idoso; antes exorta-o como a pai [...]às mulheres idosas, como a mães” (I Timóteo 5.1-2)

PIONEIRA – A esperança de uma longevidade feliz diz o salmista: “Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação” (Salmos 91.16)

JOÃO DOURADO - Zacarias e Isabel, Ana a profetiza, três idosos da época que estiveram mais envolvidos no nascimento de Jesus o filho de Deus.
(Lucas 1.5-7; 2.36-38)

MACEDÔNIA - Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel, tomou o menino (Jesus) nos braços e louvou a Deus. (ucas 2.25-35)

TODOS: - “Não me desampares, pois ó Deus, até à minha velhice e as cãs; até que eu tenha declarado a presente geração a tua força e as vindouras o teu poder” (Salmos 71.18).

 Aos olhos de Deus, a velhice não é um fardo ou uma etapa a evitar a todo custo. Ao contrário, a longevidade é uma benção, uma recompensa do Senhor aos seus servos. Abraão e Sara  cumpriram o propósito de Deus na sua velhice (Gn 22.1-2), Moisés começou a liderar o povo de Israel coma idade de 80 anos. (Dt 29.5; At 7.23,30, 36) e Davi, o grande rei de Israel, morreu na boa velhice, “tendo desfrutado vida longa, riqueza e glória (I Cr 29.27-28). Deus diz que a velhice não é sinônimo de improdutividade espiritual –“Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão... na velhice ainda darão frutos.” (Salmos 92.13-14).

     De acordo com dados fornecidos pela diretoria Nacional da SAF, estima-se haver atualmente 20%de sócias acima de 60 anos. Chamamos a sua atenção para isso para que não venhamos a negligenciar os nossos idosos.

      Nós, que amamos a Deus, devemos ser o exemplo no cuidar, amar, apoiar, visitar, amparar, animar, e fortalecer espiritualmente os nossos idosos. Somos seus devedores, pois, foram eles os nossos pais físicos e espirituais; nossos líderes, os que batalharam e sofreram para que as nossas igrejas fossem fundadas, que batalharam pela fé verdadeira; nossos professores, nossos exemplos cristãos.
                                                        Extraído da Revista SAF, “Cuidando dos nossos Idosos.”
ANO 62 outubro/novembro/ dezembro de 2016








 Momento Ana 

 Apresentação do departamento da SAF de Gameleira

Participação em dinâmicas 



A Dinâmica do Espelho

 Foto do Grupo



Presidente da Sinodal com as Secretarias da Terceira Idade da Sinodal e da Federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário