quinta-feira, 2 de julho de 2015

Reunião Departamental - Lídia uma sócia Ideal

Sinodal de SAFs Noroeste da Bahia 

Reunião realizada na SAF - Igreja Presbiteriana de Irecê

Reunião Departamental - Lídia uma Sócia Ideal 

Kit S - Sócia da SAF



Confederação Sinodal de SAFs Noroeste da Bahia
Lídia – Uma Sócia Ideal  
"E uma certa mulher chamada Lídia... nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia" (Atos 16:14).
                                                                           Fazer um resumo da historia de Lídia

1.     Salva
Lidia: Pronta para ouvir a mensagem de Paulo
O texto diz: “E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia …” (Atos 16:14).

Lídia, atenta às palavras de Paulo, conheceu Jesus, o próprio Deus, que desceu da Sua glória no céu, da Sua majestade para lhe dar as boas novas do evangelho e derramar o Seu precioso sangue e morrer numa cruz para lhe salvar e dar a vida eterna.
Ah, irmã! Podemos imaginar a doce Lídia com lágrimas nos olhos, adorando Aquele que morreu por muito amá-la, cantando hinos de louvor ao seu Salvador. Entendendo as sábias palavras do apóstolo Paulo, ela decidiu, mais tarde, juntamente com toda a sua família, ser batizada.

Costumamos dizer que não há nada que um homem ou mulher possa fazer para ser salvo e isso é verdade. Mas naquilo que o Senhor faz para a execução de Sua providência e no resgate dos Seus eleitos está algo muito importante: Ele “nos faz ouvir”. Essa sempre será a evidência de uma postura dirigida pelo Senhor: “ouvir”! Aqueles que estão sendo conduzidos pelo Senhor ou para serem salvos ou para serem edificados depois de salvos, são conduzidos a “ouvir” seja no domingo de manhã e à noite em alguma igreja do Senhor, seja numa terça-feira em uma reunião de oração na casa de algum irmão. Assim é que muito embora você não possa salvar-se, ou abrir o seu próprio coração, mas todos nós podemos pelo menos ser bons ouvintes como fez Lídia. Você pode encontrar-se com o povo de Deus a cada semana e nos ouvir!

2.     Santa
Lidia: Temente a Deus
Lídia era uma mulher temente a Deus, não apenas por simpatizar-se com fé, mas por desejo de conhecer ao Senhor. Estava naquele lugar de oração em busca da presença de Deus e se aproximou  quando ouviu o evangelho.
Temer a Deus é sentir profundo respeito por Deus e por sua vontade. Pensar antes de falar ou fazer qualquer coisa, buscando sabedoria (salmo 11.10) Uma mulher sábia teme a Deus e edifica sua casa (provérbio 14.1)
Seja uma Mulher temente a Deus !

Outro aspecto importante da vida de Lídia é sua sensibilidade à Palavra de Deus. Ela achava bom ouvir sobre Deus. Quando Paulo se aproximou e começou a falar sobre o evangelho de Jesus, ela prontamente quis saber do que se tratava. Talvez ela já tinha ouvido falar sobre o Deus Iavé e sobre os feitos tremendos que o povo de Israel vivera no passado, mas Jesus ela não conhecia.

Então, seu coração, sensível às coisas eternas, foi aberto pelo Senhor para atender às coisas que Paulo dizia. A palavra grega usada por Lucas para descrever a atitude de Lida, traduzida como atender, tem o sentido de… Ocupar a mente em… Prestar atenção a… Ser cuidadoso sobre… Aplicar-se a… Aderir a…

Depois de parar e orar, a comerciante de Tiatira agora está prestando atenção. Deus abriu seu coração, lhe fez sensível. Ela decidiu ocupar sua mente em compreender o evangelho de Jesus, optou por aplicar-se a tudo que Paulo lhe falava e por fim aderiu à mensagem salvadora de Jesus.

Em que você ocupa sua mente? Em que você tem investido sua energias e emoções? A vida é muito breve e muitas vezes consumimos nossos dias com frivolidades e intrigas; outras vezes, obsecados pela perfeição, ocupamos a mente com detalhes bobos e sem importância; outras vezes ainda aplicamos nossa vida em coisas, e não em pessoas. As coisas são fulgazes, pessoas são eternas.

Lídia descobriu que há algo maior e melhor do que tudo: conhecer ao Senhor Jesus e viver para Ele. Não é abandonar a vida, mas viver a vida para o louvor de Deus, do jeito que se alegra e que é o melhor para nós. Se Deus lhe tornou sensível ao evangelho, abra seu coração para atender ao que a Palavra lhe diz.


3.      Sábia 
Lidia: Numa Reunião de Oração
 O texto de Lucas, em Atos, versículo 13,  nos informa que, assentados à beira do rio, Paulo e seus companheiros de equipe falaram a algumas mulheres ali reunidas, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Entre elas, estava Lídia, a vendedora de púrpura.
Lídia era mulher natural de Tiatira. Esta era importante cidade da província ocidental da região da Lídia, entretanto, ela devia morar em Filipos, quando conheceu o Evangelho, por meio de Paulo. O nome dessa mulher notável pode ser devido à sua origem: Lídia, isto é, “uma mulher da Lídia”.
A primeira característica que marca uma mulher de Deus é a vida de oração. A mulher de oração se direciona a Deus em primeiro lugar, abençoando esposo, filhos, amigos irmãos. Uma mulher de oração sabe que a melhor forma de influenciar pessoas é através do poder de Deus.
Seja uma Mulher de Oração !

LÍDIA É BATIZADA COM TODA A SUA CASA. Ela foi influente, não se batizou sozinha, foi instrumento para que toda a sua casa se convertesse. Ela compartilhou a verdade e a alegria da salvação em Cristo

4.     Serva
 Lídia: Uma Mulher Trabalhadora ( comerciante bem sucedida )- Lídia era uma vendedora do ramo de confecções. Não se sabe ao certo se ela trabalhava apenas com as tinturas ou se ela vendia os tecidos já tingidos. O certo é que no seu ramo de atividade ela negociava com produtos finos.
Lídia, comerciante de grande destaque que viera da Ásia Menor, vendia, em Filipos, tecidos finos tingidos de um tom de púrpura que variava de vermelho escarlate a um púrpura escuro.

Lídia era uma comerciante. Ela era natural da cidade de Tiatira. Tiatira era um importante centro manufatureiro: tintura, confecções, cerâmica e trabalhos em bronze faziam parte da sua pauta de exportações. Lídia poderia ser uma espécie de representante comercial, em Filipos, dos produtores de Tiatira.

Os tecidos tingidos, que Lídia vendia eram bastante caros, coisa fina, comprados apenas pela elite política e militar de Filipos. Por isso não é difícil imaginar que ela era um mulher bem relacionada na alta sociedade filipense. Quem sabe uma espécie de Daslu, aquela loja chique de São Paulo

A vida não é só trabalho. O que fazia a empresária do ramo de confecções, em pleno sábado, sentada na beira do rio junto com outras mulheres? Porque ela não estava conferindo a vendas da semana e verificando os pagamentos da semana seguinte? Porque ela não estava negociando melhores preços com os mercadores que chegaram de Tiatira? Porque ela estava em um chá beneficente promovido pela esposa de um militar romano, onde poderia conquistar outros clientes? Por um motivo simples. É saudável e necessário trabalhar, mas a vida não é só trabalho. Lídia parou os negócios para orar.
A vida não é só trabalho! Era sábado e Lídia parou os negócios para orar e conversar sobre Deus. Quando é que você para? Ou você acha que não precisa? Ou você pensa que não dá? É muito bom realizar-se profissionalmente, dá muito prazer ser reconhecido por aquilo que se faz, mas a vida não é só trabalho.

É preciso parar pra tocar a família. Não é só alimentar vestir e dar conselho, mas abraçar beijar, ficar junto, sorrir junto. Quando é que você para pra estar em família?

É preciso parar pra ver a si mesma. Olhar-se no espelho, olhar pra dentro si, sentir suas dores e alegrias, enxergar para onde se está caminhando e quem realmente somos. Quando é que você pára pra ver a si mesma?

E mais que tudo é preciso parar pra ficar junto de Deus. Colocar uma trava na vida que nos permita contemplar o que há de mais importante: a presença do Deus eterno. Essa era a idéia do shabat, do descanso: Parar e contemplar a Deus em oração e reflexão. Você tem que parar, se não a jornada vai ficar cada vez mais difícil e cansativa. Quando é que você pára pra ficar junto de Deus?


Lídia gostava das cores, ela vendia tecidos coloridos, mas descobriu que em Jesus, as cores ganham vida e a vida passa a ter sentido.


5.       Sócia  -
 Lidia:  Uma mulher pronta para cooperar
Mulher Hospitaleira: v15 C “ entrai em minha casa e ficai. E nos constrangeu a isso”.
Lídia convidou os apóstolos para ir para sua casa. A casa de Lídia se tornou uma referência para os apóstolos que após ser libertos, “tendo-se retirado do cárcere, dirigiram-se para a casa de Lídia”. (At. 16.40)  igreja em Filipos, conhecida por Filipenses, nasceu na residência de Lídia. Sua casa era um local de adoração a Deus.
Seja uma Mulher Hospitaleira!  

Muitas mulheres da Bíblia foram usadas pelo Senhor para que Seu plano se tornasse realidade. A Europa precisava ser evangelizada e a semente do evangelho foi lançada naquelas terras pelo apóstolo Paulo através de uma mulher forte porém de coração meigo. O seu nome era Lídia.

LÍDIA OFERECE A SUA CASA PARA ELES FICAREM. Lídia foi hospitaleira. Alem de abrir as portas de seu coração, ela abriu também as portas da sua casa para a Palavra de Deus. A mensagem de Paulo a ajudou e ela agora queria ajudar aos homens de Deus. E ali, naquela casa começou a igreja de Filipos. Lá era um ponto de pregação, oração e de ensino da verdade.  Paulo e Silas são açoitados e presos.  Por volta da meia noite, quando cantavam e oravam, um terremoto sacudiu a prisão e soltaram-se as correntes. O carcereiro e sua família se convertem e se batizam.  Ao serem soltos, retornam para seus amigos indo para a casa de Lídia. A Igreja que nasceu eu Filipos era forte e unida. Era fiel aos discípulos e fiel a Paulo. Em Filipenses 4.15-16, Paulo reconhecido e agradecido diz: “Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades”. Tudo isso foi possível porque Lídia se dispôs a abrir seu coração. Ela entrou para a história da salvação como as primícias de Cristo. Foi a primeira cristã européia e a primeira convertida de sua casa. Ela deixou seus afazeres e se retirou para junto com outras mulheres estar em oração, e, esta atitude revolucionou a sua vida e a sua cidade e é conhecida até os dias de hoje. Nunca subestime o poder de uma mulher... Principalmente se ela for uma serva do Deus vivo.
Quantas Lídias estão aqui hoje?
Observando a vida de Lídia, em que aspecto ela se parece com Você como  Sócia da SAF –
Com certeza, você se parece com ela em um aspecto... você é mulher assim como ela era.

1- Assim como Lídia, você já aceitou Jesus como seu único e suficiente Salvador? Você tem certeza de salvação? SALVA
2- Assim como Lídia, você fica atenta aos cultos para aprender, participa das Reuniões Departamentais, reuniões de oração,  honrar e adorar o Senhor? Ou você "sempre" se levanta para beber água, se distrai conversando e nem sabe que assunto foi falado no culto de adoração ao Senhor? SANTA
 Assim como Lídia, você já decidiu obedecer ao Senhor, sendo batizada e, deste modo, testemunhando ao mundo que você está enterrando a sua natureza velha (o homem velho) e se tornando uma nova mulher com uma nova natureza? A Bíblia nos diz ... "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17). Vida de Oração.
3- Assim como que  foi influente, não se batizou sozinha, foi instrumento para que toda a sua casa se convertesse, você também tem investido numa vida devocional em seu Lar.  SÁBIA
4- Assim como Lidia você é uma mulher que trabalha. Tem suas atividades. Mas também se preocupa com o próximo, atende a necessitados. Assim como Lídia, você é hospitaleira? Você acolhe aquelas pessoas que estão precisando de sua hospitalidade?
5-Assim como Lídia, irmã, não abra apenas o seu coração para os que precisam de você mas abra , também, as portas da sua casa para "os obreiros do Senhor e Seu povo". Cooperando  com o crescimento da Igreja em todas as atividades. 
Então, em qual destes aspectos você se parece com Lídia?

Amadas irmãs sejamos...
1) mulheres corajosas como Lídia que se tornou a "mãe fundadora" da igreja na Europa;
2) mulheres que estão atentas ao chamado do Senhor para a realização de Seus planos enquanto peregrinamos aqui na terra.

A minha oração é que o Senhor me transforme numa mulher atenta e obediente ao Seu chamado, sendo uma sócia. Entre as qualidade de Lídia, se destaca o fato de ser Mulher de Deus. Seu nome se tornou conhecido por sua fé. O exemplo de Lídia inspira as mulheres de hoje a servir ao Senhor, através da SAF. As circunstâncias  eram tão desfavoráveis ou mais que nos dias atuais. Foi uma mulher à frente de seu tempo principalmente por ser uma mulher de Deus.
Seja mais uma mulher, uma serva de Deus , Sócia da SAF.
O Exemplo de Lídia inspira as mulheres de hoje a Servir ao Senhor!


Adaptado de Pesquisas,  textos e estudos da internet.




 Homenagem a Sócia que tem mais tempo de SAF
 Homenagem a Sócia que ingressou na SAF mais recente


Nenhum comentário:

Postar um comentário